E-commerce , comércio eletrônico ou ainda comércio virtual, é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, um computador e geralmente através da internet.
Conceitua-se como o uso da comunicação eletrônica e digital, aplicada aos negócios, criando, alterando ou redefinindo valores entre organizações ou entre estas e indivíduos.
O ato de vender ou comprar pela internet é um bom exemplo de comércio eletrônico. O mercado mundial está absorvendo o comércio eletrônico em grande escala pois o e-commerce trás vantagens para as
empresas como:
- A sua rede de loja(s), negócio esta disponível 24 horas * 7 dias por semana;
- Reduzida probabilidade de erros de interpretação no circuito com o cliente , e mesmo com o fornecedor;
- Redução de custos associados com o cliente e com o fornecedor;
- Baixo tempo de entregas das encomendas;
- Facilidade no acesso a novos mercados e clientes, com reduzido esforço financeiro;
- A vantagem competitiva das grandes empresas para as pequenas é menor. Um eficiente e atrativo portal de compras na Internet não necessita de um elevado investimento financeiro. O cliente escolhe por quem lhe dá mais confiança e melhor serviço;
- Conhecimento constante do perfil de clientes, seus hábitos e regularidade de consumos;
- Antecipação das tendências de mercado, disponibilidade permanente de relatórios sobre os produtos mais visualizados, áreas mais navegadas;
- Rapidez na divulgação de novos produtos ou promoções
B2B - Business to Business
B2C - Business-to-consumer
C2C - Consumer to Consumer
G2C - Government to Citizen
G2B - Government to Business
Importante: Nos próximos artigos estaremos falando um pouco de cada uma dessas modalides de e-commerce
Nenhum comentário:
Postar um comentário